Visita especial de abril reúne público no Palácio Piratini

O final de semana foi de movimentação e casa cheia no Palácio Piratini. A sede do governo do Estado abriu as portas para mais uma edição visitação especial, atividade que acontece uma vez ao mês.
Durante todo o final de semana, doze grupos, divididos em dois dias, puderam conhecer as Alas Governamental e Residencial. Ao todo, quase 300 pessoas passaram pelo Palácio.
A ideia do roteiro é dar ao público que não pode comparecer ao Piratini em dias úteis a oportunidade de conhecer a edificação em dias alternativos. A atividade também busca ampliar a experiência de quem já participou da visita promovida de segunda a sexta-feira, que percorre unicamente a Ala Governamental.
Roteiro
A visitação especial dura pouco mais de uma hora e é mediada por servidores do Palácio. O roteiro tradicionalmente tem início na escadaria principal, onde é apresentado o contexto que motivou a construção do novo palácio do governo, em substituição ao Palácio de Barro, no início do século XX. Na sequência, são percorridos os salões Negrinho do Pastoreio, Alberto Pasqualini e a antessala do gabinete do governador, ornamentados com obras de Aldo Locatelli. No andar superior, a última parada é no Gabinete Oficial do Governador, onde a tapeçaria Rheingantz, de 1932, é um dos destaques. Após, para finalizar a Ala Governamental, os visitantes ainda conhecem o Ford T e o Stutz Car, dois automóveis históricos que integram o acervo palaciano.
Na parte Residencial, o roteiro passa pelo Salão de Banquetes, que abriga a mobília mais antigo do Palácio, e o Salão dos Espelhos, onde um dos destaques é o piano Grotrian-Steinweg, de 1932. O público ainda tem a oportunidade de conhecer o Salão Oval e o Salão Amarelo.