Palácio Piratini recebe quase 600 visitantes em comemoração aos seus 104 anos

O Palácio Piratini, sede do poder Executivo do Rio Grande do Sul, abriu as portas ao público no último sábado (17/5) para celebrar seus 104 anos de história. A ação especial de visitação atraiu 580 pessoas, que puderam conhecer de perto a arquitetura, os salões e o acervo de um dos prédios históricos mais importantes do Estado.
A atividade comemorativa teve como objetivo aproximar a população do patrimônio público, promovendo conhecimento e valorização da memória política e arquitetônica do Rio Grande do Sul. Ao longo de todo o dia, das 9h às 17h, famílias, estudantes, turistas e cidadãos de todas as idades marcaram presença, alguns pela primeira vez.
Foi o caso de Michele Espíndola Freddo, assessora e moradora de Porto Alegre, que veio acompanhada pelo marido, Marcelo Henrick Freddo, e dos dois filhos. “Foi encantador, uma arquitetura maravilhosa. É a nossa história, a história do Estado. Eu amei.”, disse.
“É uma sensação ímpar entrar em um lugar desses, talvez pelo fato de a gente ter estudado a história do Rio Grande do Sul. Você observa também os materiais utilizados e, além disso, a história que deve estar por trás das tintas, digamos assim. É algo muito diferente, um misto de curiosidade com emoção. É muita novidade.”, completou Marcelo.
Para participar desta edição, o acesso foi ainda mais facilitado: não foi necessário inscrição prévia, bastando apenas apresentação de documento de identificação na recepção. A circulação dos participantes se deu pela Ala Governamental, que guarda alguns dos ambientes mais conhecidos do Palácio, como os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini, ornamentados com murais de Aldo Locatelli.
Quem não conseguiu participar, terá uma nova oportunidade em junho. A próxima visitação de final de semana ocorrerá nos dias 28 e 29. Neste roteiro, além da Ala Governamental, estará incluído também parte da Ala Residencial. Para esta edição será preciso se inscrever. O formulário abrirá no dia 23 de junho pelo site do Palácio.