Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prédio 1005 terá fachada e estrutura interna revitalizadas

-
Objetivo é que as novas cores mantenham o tom já característico da edificação. - Foto: Álvaro Bonadiman
O prédio da Secretaria da Casa Civil, localizado na Rua Duque de Caxias, número 1005, no Centro de Porto Alegre, passou, nesta segunda-feira (02/10), por testes para a escolha das novas cores da fachada. O procedimento integra um conjunto de melhorias que vêm sendo realizadas a fim de requalificar a edificação histórica, que faz parte do Complexo do Palácio Piratini.

Para a renovação da pintura de paredes e ornamentos externos foram escolhidos três tons de ocre, que preservam a coloração já característica do prédio, também conhecido como 1005 e Casa Amarela.

“Foi realizada uma prospecção das tintas antigas, ou seja, com um bisturi, cortaram as camadas de tinta para ver as que já tinham. Essa prospecção revelou que o prédio foi uma sucessão de diferentes tonalidades de amarelo. Como o prédio é conhecido como Casa Amarela, decidimos manter a cor”, explicou um dos fiscais da obra, o arquiteto Leonardo Valerão.

A nova pintura deve ser iniciada já nos próximos meses.


Prédio passa por outras melhorias

Além da pintura, a parte externa do prédio 1005 também está recebendo outros procedimentos de restauração, como estabilização e recomposição de revestimentos e argamassa, recomposição e reprodução de ornamentos, recuperação de esquadrias, troca de algerozes e calhas e melhorias da escadaria e do portão de veículos.

Já na área interna, estão sendo realizadas reformas e outras ações de restauro e conservação no subsolo, no primeiro e segundo pavimentos e no torreão. As benfeitorias incluem remoção, conservação e recolocação de pisos, pintura de paredes e forros, tratamento de portas internas, melhorias estruturais nos banheiros, copas, no depósito e nos espaços de convivência. Um projeto que prevê a climatização central do prédio também está em andamento. As ações visam preservar a estrutura arquitetônica e também garantir um ambiente de trabalho mais qualificado aos servidores lotados no órgão.

Atualmente, as obras nos dois pavimentos principais já em estão em fase de finalização.

Sobre o 1005

Construído entre 1908 e 1909, o prédio tem projeto atribuído ao engenheiro Álvaro Nunes Pereira, que à época era responsável pelos projetos da Secretaria de Obras Públicas. A edificação foi erguida, inicialmente, para abrigar a sede da pasta, no entanto, nunca chegou a ser ocupada de fato pelo órgão.

Em 1910, com o início da construção de um novo Palácio do Governo, o espaço sediou provisoriamente serviços ligados à Presidência do Estado. Quando as obras foram finalizadas, um novo local para Secretaria de Obras já estava em construção na Rua das Flores, onde hoje fica a Avenida Siqueira Campos, sendo o prédio da Duque de Caxias ocupado pela então Assembleia dos Representantes, que ficava ao lado.

Atualmente, o prédio 1005 integra o Sítio Histórico da Praça da Matriz, região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2003, devido a sua importância cultural.
Texto: Bruna Linhares
Edição: Mateus Gomes 

Mais notícias

-

Palácio Piratini dá início à obra de revitalização dos pisos da Casa Civil

O carp e te vermelho que por muito tempo compôs parte do s ambiente s da Casa Civil, no Palácio Piratini, foi re movido na segunda-feira (5/2) , marcando o início de uma nova etapa d e revitalização da sede do governo....

IMG 20240208 WA0013

Palácio Piratini se une ao trabalho de conservação do Colégio Estadual Paula Soares

O governador Eduardo Leite visitou, nesta quinta-feira (8/2), o Colégio Estadual Paula Soares, instituição histórica vizinha do Palácio Piratini há quase um século. No local, servidores que cuidam do Complexo do Palácio...

-

Palácio Piratini passa por escaneamento a laser para adoção da metodologia BIM

Foi concluído na última semana o processo de escaneamento a laser das superfícies externas e dos ambientes internos do Palácio Piratini. O procedimento tem por objetivo a adoção da tecnologia BIM ( Building Information Modeling , ou modelagem da...

Palácio Piratini