Palácio Piratini disponibiliza pinacoteca em alta definição em plataforma do Google Arts & Culture
Novas imagens das pinturas do acervo permitem uma imersão inédita na história e na arte da sede do governo gaúcho

O Palácio Piratini e o Google Arts & Culture — plataforma online que permite explorar arte, cultura e história de todo o mundo — estão lançando nesta terça-feira (8/4) uma seleção de obras da pinacoteca da sede do governo gaúcho digitalizadas em altíssima definição. A iniciativa visa conectar o público ao patrimônio do Rio Grande do Sul por meio da tecnologia.
Entre os destaques da coleção estão as pinturas do italiano Aldo Locatelli, restauradas em 2023. Pintados na década de 1950 diretamente nas paredes e tetos dos salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini e na antessala do gabinete do governador, esses murais, que normalmente só podem ser admiradas à distância, agora estão acessíveis com ampla riqueza de detalhes, evidenciando toda a expressividade do artista conhecido como “mago das cores”.
“Este novo recurso traz a oportunidade de uma outra experiência, que é ver as pinturas num nível de detalhamento que é impossível ao olho nu. A partir disso, a nossa relação com as obras muda. A tecnologia está aqui para democratizar acesso e preservar acervo tão especial para a cultura gaúcha”, comentou Mateus Gomes, diretor-executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini.
Além das 23 obras de Locatelli, o Palácio oferece também uma experiência digital 3D e imersiva, que conduz o visitante a uma galeria virtual com parte do seu acervo de pinturas de cavalete. São 17 obras feitas por artistas que deixaram marcas na História da Arte do estado, como Ângelo Guido, Glauco Rodrigues, Benette Casaretto e Libindo Ferrás. Restaurados em 2022, os quadros também podem ser apreciados, agora, de maneira ampliada.
Exposições virtuais
As novidades do Palácio na plataforma incluem também o lançamento de oito exposições virtuais inéditas. Cada mostra explora diferentes aspectos do Piratini, como o mobiliário histórico, os trabalhos de restauração realizados em diversos suportes e até elementos da tradicional gastronomia gaúcha.
As novas imagens e exposições estão acessíveis na página do Palácio na plataforma e também pelo aplicativo do Google Arts & Culture – disponível para Android e iOS.