Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais de dois mil alunos visitam o Palácio Piratini em outubro

-
Estudantes vêm de 65 escolas do Estado. - Foto: Álvaro Bonadiman

As visitas guiadas promovidas de segunda a sexta pelo Palácio Piratini receberam 2.260 alunos de diferentes instituições e regiões do Estado ao longo do mês de outubro. O número é o maior desde junho de 2023, quando o serviço voltou a ser oferecido.

Durante o período, 65 escolas passaram pela sede do governo, sendo 47 de ensino fundamental e 18 do ensino médio. A maioria das instituições, 43 delas, vem do interior do Rio Grande do Sul. Outras 19 são oriundas de Porto Alegre e demais cidades da região metropolitana.

Durante a visita ao Palácio, os estudantes têm a oportunidade de conhecer o percurso histórico que resultou na construção do prédio centenário e outros momentos do passado político do Estado, além de acessarem obras de arte e outros bens culturais que compõem o acervo do Piratini. Para o diretor do Palácio, Mateus Gomes, “a visitação é uma oportunidade que a sociedade tem de se aproximar da sede do poder eleito pelo povo, em especial as visitas feitas pelas escolas o momento é mais rico ainda, porque os estudantes saem cheios de referências para agregar nas suas bagagens”.

Próximos meses

Para o mês de novembro, a expectativa é de uma movimentação ainda maior. Pelo menos 69 escolas já estão com horários reservados, sendo 53 vindas do interior e 16 da Capital e região metropolitana. Os horários ainda disponíveis podem ser consultados e agendados pelo site.

A partir de dezembro, para dar mais celeridade às obras de revitalização que acontecem nos Salões Nobres do Palácio, que estão em fase final, a agenda de visitações será reduzida, aproveitando a tradicional queda de movimento ocasionada pelas férias escolares. O serviço deve ser normalizado em fevereiro. Ainda assim, quem quiser conhecer o Palácio durante esse período poderá realizar uma visita virtual por meio de ferramenta também disponibilizada no site.

Mais notícias

-

Palácio Piratini volta a oferecer visitação guiada para grupos escolares

Após uma pausa em maio e em junho devido à calamidade pública enfrentada no Rio Grande do Sul por causa das inundações, o Palácio Piratini inicia a reabertura gradual para visitações guiadas. A partir de 1º de julho, a sede do governo do Estado...

-

Profissionais do Palácio Piratini atuam na recuperação de acervos atingidos pelas enchentes

Servidoras que trabalham diariamente na conservação, restauro e preservação da memória do Palácio Piratini integram, desde o início do mês, uma força-tarefa para salvamento e recuperação de acervos de instituições da Secretaria de Estado da...

Fachada 1005

Prédio 1005 tem fachada e estrutura interna revitalizadas

O prédio da Secretaria da Casa Civil, localizado na Rua Duque de Caxias, número 1005, no Centro de Porto Alegre, vem recebendo melhorias realizadas com o propósito de requalificar a edificação histórica, que faz parte do Complexo Palácio Piratini. As...

Palácio Piratini