Legalidade é tema da nova série do Piratini
No aniversário de 60 anos do movimento, o Palácio conta a história da Campanha

Há 60 anos, Leonel Brizola, das janelas do Piratini, iniciava a Campanha da Legalidade. E nesta quarta-feira (25/8), o Palácio lança em suas redes sociais uma nova série chamada “60 anos – Campanha da Legalidade”. Em seis episódios, lançados diariamente, será contada a história desse movimento político, militar e social ocorrido na sede do governo gaúcho. Ela estará disponível no Instagram, Facebook, YouTube e no site do Piratini.
Campanha da Legalidade
No dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou ao cargo de presidente. Seu vice, João Goulart, conhecido como Jango, estava em uma viagem diplomática à China. Na época, o país comunista não mantinha relações com o Ocidente, então a visita não foi bem vista pelas classes conservadoras brasileiras. Uma ameaça de golpe se instaura, e os militares afirmam que Jango não assumiria o poder.
O então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, vai para a janela da sede do governo denunciar o que está acontecendo e chamar a população para lutar pela democracia e pela defesa da posse de Jango. Os gaúchos ouviram os chamados e foram para as ruas. Movimentos sociais, como grupos estudantis, organizaram manifestações na Praça da Matriz. A Brigada Militar adentrou ao Palácio para sua proteção. Jornalistas tinham livre acesso ao subsolo – chamado, na época, de porão.
A sede do governo gaúcho se tornou uma emissora de rádio, uma trincheira e até sofreu ameaças de bombardeio. E foi neste local que Jango se estabeleceu para orquestrar sua posse. De 25 de agosto até 7 de setembro, o Palácio Piratini, além de ser a sede do governo, se tornou o palco da resistência.
A série: 60 anos Campanha da Legalidade
Inspirada no livro “Os 50 anos da Legalidade em imagens”, a série apresenta entrevistas com pessoas que presenciaram os acontecimentos. Os vídeos contam aspectos importantes do movimento, como a rádio instalada no subsolo, a participação da Brigada Militar e o apoio do então 3º Exército, além do apoio popular à campanha.
60 anos – Campanha da Legalidade conta com locução de Christian Jung, roteiro de Stéfani Fontanive e Mateus Gomes, produção de Deborah Anttuart, pesquisa e entrevistas de Stéfani Fontanive, direção de fotografia e edição de Alvaro Bonadiman e direção de Mateus Gomes.
Episódios
1 – Contexto histórico (25/08)
60 Anos Campanha da Legalidade - Ep. 1: Contexto Histórico
25 de agosto de 1961: Jânio Quadros renuncia a presidência. Seu vice, João Goulart, estava na China. No Rio Grande do Sul, o governador Leonel Brizola inicia o movimento que ficou conhecido como Campanha da Legalidae. Crédito: Palácio Piratini
2 – O povo nas ruas (26/08)
60 Anos Campanha da Legalidade - Ep. 2: O Povo nas Ruas
Brizola, nas janelas do Piratini, chamou o povo para defender a democracia. Na Praça da Matriz, as forças políticas, militares e civis do Estado aderiram à campanha. Crédito: Palácio Piratini
3 – Nos porões da Legalidade (27/08)
4 – Ousadia, barricadas e trincheiras (28/08)
5 – A volta de Jango (29/08)
6 – A imprensa (30/08)
Texto: Stéfani Fontanive
Edição: Vitor Necchi/Secom