Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fachadas e calçamentos do Palácio Piratini recebem manutenção

fachadasul
Face sul do Palácio precisa de cuidados especialmente por receber menor incidência solar. - Foto: Álvaro Bonadiman

O Departamento de Conservação e Memória do Patrimônio Cultural realizou, em 2023, intervenções nas fachadas sul das alas Governamental e Residencial do Palácio Piratini e no calçamento de pedra portuguesa que contorna a edificação. As ações fazem parte do projeto Barbosa, um dos pacotes de investimentos executados neste ano que visam garantir a preservação da sede do governo estadual.

As fachadas sul do Palácio exigem um tratamento diferenciado por receberem menor incidência solar. Além do degaste comum ao revestimento ocasionado por agentes externos, como chuva e poluição, a posição sul também favorece o aparecimento de outros danos, como pequenas rachaduras e manchas provocados pela umidade.

Para tratar esses problemas, as superfícies passaram por comaltação de fissuras e por uma limpeza que removeu a camada mais intensa e aparente de sujidades. O trabalho foi executado de forma manual, com uso de detergente neutro, e também com jatos de água em baixa pressão, para não danificar a estrutura centenária, que é feita de rocha calcária e cirex. De forma complementar, também foi feita a aplicação de bactericida e de produto que repele a umidade. No ano anterior, esses mesmos procedimentos foram realizados no conjunto escultórico A Primavera, do escultor Paul Landowski, que também fica na fachada sul e é um dos principais bens integrados do Piratini.

Pedras portuguesas 

Também na área exterior do prédio, foi realizada a limpeza e recomposição do calçamento de pedras portuguesas do Palácio. O procedimento incluiu reassentamento de pedras faltantes, retirada de gramíneas que crescem entre as peças, além da limpeza.  

O passeio, composto por pedras brancas e pretas que formam desenhos de arabescos, foi instalado no Palácio entre os anos 1960 e 1970 e hoje é um dos elementos característicos da sede governamental. 

A ideia é que as ações feitas tanto nas fachadas como no calçamento sejam executadas anualmente como forma de minimizar os impactos das ações externas na estrutura e, consequentemente, de garantir a conservação do patrimônio.  

Mais notícias

-

Palácio Piratini dá início à obra de revitalização dos pisos da Casa Civil

O carp e te vermelho que por muito tempo compôs parte do s ambiente s da Casa Civil, no Palácio Piratini, foi re movido na segunda-feira (5/2) , marcando o início de uma nova etapa d e revitalização da sede do governo....

IMG 20240208 WA0013

Palácio Piratini se une ao trabalho de conservação do Colégio Estadual Paula Soares

O governador Eduardo Leite visitou, nesta quinta-feira (8/2), o Colégio Estadual Paula Soares, instituição histórica vizinha do Palácio Piratini há quase um século. No local, servidores que cuidam do Complexo do Palácio...

-

Palácio Piratini passa por escaneamento a laser para adoção da metodologia BIM

Foi concluído na última semana o processo de escaneamento a laser das superfícies externas e dos ambientes internos do Palácio Piratini. O procedimento tem por objetivo a adoção da tecnologia BIM ( Building Information Modeling , ou modelagem da...

Palácio Piratini