Exposição Donas da História chega na Casa de Cultura Mario Quintana em fevereiro
Mostra ficará no espaço de 12 de fevereiro a 9 de março

Entre 12 de fevereiro e 9 de março, a Casa de Cultura Mario Quintana receberá a exposição Donas das Histórias, que homenageia a memória e o legado de 16 mulheres negras na história do Rio Grande do Sul. Realizada inicialmente no Palácio Piratini, em novembro de 2021, a mostra fez parte da celebração do Centenário do Palácio, concomitantemente aos cinquenta anos do Dia da Consciência Negra. Com curadoria de Clarissa Lima e Izis Abreu, a exposição teve o objetivo de contrapor a ausência da representatividade do povo negro nas artes do Piratini.
A exposição na CCMQ será feita no espaço que leva o nome de Oliveira Silveira, poeta negro de importante trajetória artística e militância, e um dos líderes do movimento que instituiu o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.
No dia 8 de março, o documentário, que conta com depoimentos das mulheres homenageadas na exposição, será exibido, e haverá também uma roda de conversa com as curadoras Clarissa e Izis.
Em Donas da História, as mulheres homenageadas são: Valéria Barcellos, Vera Daisy, Daiane dos Santos, Karen Luise Vilanova, Regina Nogueira, Giane Vargas, Cristal, Onira Pereira, Mãe Rita Ialorixá, Maria Ignacia, Mãe Preta, Amancia Coringa, Teresa Franco, Judith Bacci, Sirley Amaro, Rainha Ginga e Severina Maria Francisca Dias.
Palácio Piratini 100 Anos - Exposição Fotográfica Donas da História
Curadoria: Clarissa Lima e Izis Abreu Produção: Deborah Anttuart e Iris Neto Locução: Liliana Cardoso Fotografia e Audiovisual: Alvaro Bonadiman Direção: Mateus Gomes