Curso do Palácio Piratini aborda estratégias e experiências de preservação e educação patrimonial
Formação é gratuita e aberta a todos os interessados, com vagas limitadas.

O Palácio Piratini promove na sexta-feira (25/4), das 13h30 às 17h, na sede da instituição, uma atividade formativa gratuita voltada para a prevenção de danos e ações de conservação na área do patrimônio histórico. Intitulado Preservação no Palácio Piratini: Desafios e Experiências no Patrimônio Histórico, o encontro receberá especialistas que falarão sobre conservação e restauro do acervo e sobre as demandas e processos para preservação da edificação histórica. São oferecidas 40 vagas para servidores, estudantes e demais interessados pelo tema, mediante inscrição prévia pelo site do Piratini.
A iniciativa é uma contrapartida do projeto de implantação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) do Palácio (Pronac 185355), viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realização Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. O projeto conta com os patrocínios de Gerdau e Banrisul Pagamentos/Vero e com o copatrocínio de Santander Brasil. O projeto cultural foi desenvolvido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), que mantém com o Palácio, desde 2016, um protocolo para realização de ações conjuntas voltadas para a proteção do patrimônio tombado da sede do governo.
A formação está dividida em três mesas temáticas, com exposições teóricas e demonstrações práticas para promover a sensibilização e a formação do público. Abrindo a programação, o conservador-restaurador Társis Gradaschi apresenta um pouco da experiência de restauro de móveis históricos de madeira. O profissional vai falar especialmente sobre o trabalho de recuperação de um conjunto de móveis encomendado para a Ala Residencial do Palácio no final da década de 1920, trabalho que atualmente está em fase final.
Na sequência, o diretor-executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini, Mateus Gomes, e a restauradora Magda Villanova Nunes abordam a experiência da Oficina de Restauro do Palácio. Inaugurado em 2021, o ambiente permite manutenções de pequenas peças e elementos na própria sede do Executivo.
Finalizando a atividade, será a vez de tratar sobre a implantação do PCCI. Profissionais que atuam na execução do projeto vão relatar a importância e os desafios da iniciativa, que precisou ser pensada e adaptada para atender as necessidades de um prédio histórico tombado.
Os participantes que completarem a formação vão receber certificado de participação, válido para horas complementares.
Programação:
13h30 – Abertura
14h – “Case de restauro dos mobiliários dos dormitórios de solteiro da Ala Residencial”, com Társis Gradaschi (Conservador-restaurador)

15h – “Experiência e resultados da Oficina de Restauro na conservação permanente do Palácio Piratini”, com Mateus Gomes (diretor-executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini) e Magda Villanova Nunes (Restauradora/ Universidade Federal de Pelotas)
16h - “Implementação do Plano de Proteção e Prevenção Contra Incêndios (PPCI) do Palácio Piratini: trajetória, desafios e resultados”, com Márcio Mello (arquiteto e urbanista do Palácio Piratini), Rodrigo Breier (RSB Soluções em Equipamentos de Incêndio) e Thais Feijó (produtora cultural do IHGRGS)
Serviço
O quê: Curso Preservação no Palácio Piratini: Desafios e Experiências no Patrimônio Histórico
Quando: Sexta-feira (25/4)
Horário: das 13h30 às 17h
Inscreva-se AQUI