Chega ao fim o primeiro dia de visitação ao Palácio Piratini
No sábado (14) mais de 200 pessoas passaram pelos corredores

O Palácio Piratini abriu suas portas neste sábado (14) para visitação pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19. Com oito grupos de vinte e cinco pessoas, e mais de 200 visitantes no decorrer do dia, os presentes puderam conhecer a história do Palácio e dos objetos que o compõem.
Guiados pela equipe do cerimonial do Piratini, a visitação começou pela escadaria principal, seguindo pelo segundo pavimento, onde se encontram os bustos biográficos. Em seguida, apresentou-se os três grandes salões: o Negrinho do Pastoreio, Alberto Pasqualini e a antessala do Gabinete do Governador, que contam com as pinturas murais de Aldo Locatelli. A próxima parada eram os jardins e os dois automóveis oficiais: o Ford T e o Stutz. Dos jardins internos, seguia-se para a Ala Residencial, com o Salão Amarelo, o Salão dos Espelhos e o Salão dos Banquetes. O Memorial da Legalidade e a Galeria dos Ex-Governantes também estavam na rota do tour.
O coordenador das visitas guiadas e recepção do Palácio, Lorenzo Zasso, comentou sobre o sentimento de voltar a receber a população no Palácio, “guiar uma visita nos faz sentir como professores dando aula em uma sala, há a elaboração do material, o desenvolvimento da oratória e a interação entre o guia e os visitantes". Para ele, havia uma emoção ainda maior, pois sua mãe estava presente em dos grupos. “Essa visita ao Palácio Piratini teve um sabor especial”, afirmou a engenheira agrônoma Maria Aparecida Zasso.
No domingo (15) a visitação continua com mais oito grupos, iniciando às 9h com intervalo ao meio-dia, e o último roteiro às 17h. As vagas para todos os grupos já estão esgotadas, mas novos eventos de visitação serão divulgados no site e nas redes sociais do Palácio Piratini.