Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A Lenda do Negrinho do Pastoreio

00:00:00/00:00:00

A Lenda do Negrinho do Pastoreio

A Lenda do Negrinho do Pastoreio

Download

O Negrinho do Pastoreio é um personagem do folclore brasileiro conhecido na região sul do Brasil. De origem africana e cristã, a lenda surgiu em meados do século 19 e conta a história de um menino escravo que recebeu um milagre de Nossa Senhora por ser um inocente que sofre com castigos de um fazendeiro.

Como boa parte das histórias populares, apresenta várias versões. Uma delas conta que o Negrinho, ao perder uma corrida apostada pelo estanceiro, recebeu um castigo: ficar pastoreando durante trinta dias uma tropilha de 30 tordilhos negros. Por duas vezes os cavalos se dispersaram, mas, após acender uma vela para Nossa Senhora, o Negrinho reencontrou os cavalos perdidos. 

Em outra versão da lenda, um determinado dia o fazendeiro ordenou ao Negrinho que cuidasse de alguns cavalos, porém um deles fugiu. Quando retornou, o senhor sentiu falta do cavalo baio e mandou o Negrinho procurar o animal. Ele chegou a encontrá-lo, mas não conseguiu capturá-lo. Dessa maneira, o senhor resolveu castigar o escravo com muitas chibatadas e lançá-lo num formigueiro. O fazendeiro resolveu deixar o Negrinho lá, certo de que já estava morto. Mas, no dia seguinte, ficou perplexo ao deparar com o Negrinho ileso, montado no cavalo perdido, e ao seu lado estava a Virgem Maria, padroeira do pequeno escravo. Arrependido, o fazendeiro pediu perdão, mas o Negrinho saiu galopando feliz e livre no cavalo baio.

Negrinho do Pastoreio é considerado santo das causas perdidas. Por isso, conforme a tradição popular, quem perde algo e tem dificuldade de encontrar acende uma vela e pede ajuda ao Negrinho para encontrar o que perdeu.

Detalhes do item

Designação: A Lenda do Negrinho do Pastoreio

Espécie: Pintura

Natureza: Pintura Mural

Época: 1951-1955

Material/Técnica: Têmpera

Origem: Porto Alegre

Modo de aquisição: encomenda

1ª Imagem:

Designação: O Estancieiro

Pintura mural, representando uma figura masculina sentada, com os braços apoiados sobre uma mesa, com os pés descalços, botas de um lado e, de outro, uma bacia. Atrás do homem, uma parede de tábuas, com apetrechos pendurados na parede oposta e, ao fundo, o lombo de um cavalo.

Altura: 0,71

Largura: 1,05

2ª Imagem:

Designação: Mil Onças de Ouro

Pintura mural, representando a figura de um homem com trajes de gaúcho, agachado junto a três sacos de dinheiro. Com uma das mãos, o homem segura um dos sacos e, com a outra, um punhado de moedas. A cabeça está virada para a direção oposta. Ao fundo, uma escada e apetrechos de trabalho.

Altura: 0,71

Largura: 1,05

3ª Imagem:

Designação: Negrinho no chão

Pintura mural, representando o Negrinho do Pastoreio ao chão. No centro, aparece a figura de uma criança deitada, apoiada em um dos braços. À esquerda, um cavalo amarrado, e à direita, um homem com vestimenta de gaúcho em posição de agressão. Em segundo plano, vários cavalos reunidos em diferentes posições.

Altura: 0,85

Largura: 1,52

4ª Imagem:

Designação: Negrinho repreendido

Pintura mural, representando a tortura do Negrinho do Pastoreio. Aparece a figura de um menino sendo surrado por um homem que o segura pelo pescoço com uma das mãos e a outra está suspensa no ar. Atrás do menino, aparece outra figura que se dirige para os dois. Ao fundo, há uma cerca. Na metade esquerda, ao fundo, aparece uma vaca, um porco e uma árvore.

Altura: 0,85

Largura: 1,52

5ª Imagem:

Designação: Negrinho Insultado

Pintura mural, representando o menino e o homem repreendendo o Negrinho. No lado esquerdo aparece um homem, vestido com trajes de gaúcho, segurando um menino, que parece se debater, com uma das pernas esticadas para a frente. No lado esquerdo, um menino escravizado puxando um cavalo pelas rédeas.

Altura: 0,71

Largura: 1,02

6ª Imagem:

Designação: Cumprimento de mãos

Pintura mural, representando o cumprimento de dois homens. No primeiro plano, ao centro, duas figuras masculinas vestidas com trajes gaúchos, ambos estendendo um dos braços para o aperto de mãos. O da direita está com a mão esquerda no bolso, e o outro traja um poncho. Ao centro, como que dividindo a pintura, aparece o tronco de uma árvore. À esquerda, aparece uma figura masculina acariciando um cavalo . No lado direito, um menino segura as rédeas de outro cavalo.

Altura: 0,71

Largura: 1,02

7ª Imagem:

Designação: Corrida de cavalos

Pintura mural, representando uma corrida de cavalos. Ao centro, aparece um cavalo de pelo claro, montado pelo Negrinho do Pastoreio, e atrás, outro cavalo, de cor cinza, montado por figura masculina, ambos em posição de corrida. À frente, um cachorro observa a cena, junto com um menino sentado com uma gaita no colo. No canto esquerdo, em primeiro plano, uma figura feminina segura um bebê, e, no segundo plano, cavalos presos em uma árvore. No canto direito, um grupo de homens em pé, vestidos de gaúcho e, mais ao fundo, uma figura masculina sobre um cavalo.

Altura: 0,96

Largura: 2,36

8ª Imagem:

Designação: Cavalo Assustado

Pintura mural, representando cavalo assustado na corrida. Ao centro, o Negrinho do Pastoreio monta um cavalo que está com as patas dianteiras levantadas, em atitude indócil. Atrás, outro cavaleiro continua a correr. No lado esquerdo uma figura masculina, de costas, trajando um poncho, aponta para os dois cavaleiros enquanto outro homem com a mão na cabeça observa. A seus pés, uma cesta de palha está virada, enquanto uma galinha corre. Do lado direito, pessoas parecem perturbadas com o acontecimento. Um homem ajoelhado com as mãos na cabeça, outro caído já sem o chapéu e, entre eles, um outro de pé em posição tensa. Ao fundo,um pequeno grupo de homens observa.

Altura: 0,96

Largura: 2,36

9ª Imagem:

Designação: O vencedor

Pintura mural, representando o vencedor. No centro, um homem em pé, vestindo poncho, voltado para a esquerda e apontando com o braço estendido para um grupo de homens, sendo que o do primeiro plano está em pé e os outros dois agachados, com a cabeça de um cavalo ao fundo. No lado direito, outro grupo de homens, sendo que o da frente está com a mão sobre os olhos e sendo segurado, além de um menino com as mãos nos olhos. Aparece também a cabeça de um cavalo. Em segundo plano, uma árvore e uma cerca.

Altura: 0,85

Largura: 1,52

10ª Imagem:

Designação: Partilha com os Pobres

Pintura mural, representando uma festa. No lado direito, uma figura masculina sentada, trajada com um poncho na cor amarela, com o braço esquerdo estendido e moedas na mão. À sua frente uma mulher, com lenço na cabeça, uma bengala na mão direita e a esquerda estendida, recebendo as moedas. Atrás dela, adultos de ambos os sexos e uma criança, segurando a mão de uma mulher. Do lado direito do homem sentado, uma figura masculina segura um chapéu e apoia a outra mão nos ombros da figura central. Há ainda outra figura masculina segurando uma vaca e, em primeiro plano, uma galinha e um cachorro. Ao fundo, mais três figuras e uma parede. No canto esquerdo, um homem sentado toca uma gaita.

Altura: 0,96

Largura: 2,36

11ª Imagem:

Designação: Surra de Relho

Pintura mural, representando o Negrinho do Pastoreio recebendo chicotadas. No lado direito, aparece o pequeno escravo amarrado a um poste pelos braços, tendo uma vaca ao fundo e um cachorro à sua frente. No lado esquerdo, uma figura masculina, com trajes gaúchos, segura um chicote com a mão direita, em atitude de açoitamento do menino.

Altura: 0,85

Largura: 1,52

12ª Imagem:

Designação: Devoção

Pintura mural, com cena rural. Em primeiro plano, à esquerda, o Negrinho do Pastoreio ajoelhado em posição de oração, em frente a um altar, com a imagem da Nossa Senhora segurando o Menino Jesus e uma vela sobre a toalha branca. Ao lado, um cachorro sentado. Na parte central e direita, dois casebres, duas árvores e uma carroça; o céu está em tons avermelhados, apontando para um entardecer.

Altura: 0,96

Largura: 2,36

13ª Imagem:

Designação: Caminho iluminado

Pintura mural, com cena rural. No centro aparece a figura de um menino segurando uma vela com a mão direita, em meio ao campo. Em primeiro plano, à esquerda, uma vaca deitada e à direita outra vaca, em pé. No lado esquerdo, vários cavalos, com destaque para um exemplar na cor marrom. Ao fundo, a paisagem, o rebanho e um céu, em tons escuros, com lua e nuvens.

Altura: 0,96

Largura: 2,36

14ª Imagem:

Designação: O Negrinho Adormece

Pintura mural, ao amanhecer. No lado direito, a figura do Negrinho do Pastoreio adormecido junto ao barranco. Ao centro e à esquerda, manada de cavalos. No canto inferior esquerdo, cães latem para cavalo que se levanta sobre duas pernas.

Altura: 1,21

Largura: 3,20

15ª Imagem:

Designação: Filho rechaça cavalos

Pintura mural, representando o açoitamento do Negrinho do Pastoreio. Na parte esquerda, aparece a figura de um homem segurando um chicote na mão direita, em posição de uso. Na metade direita, em primeiro plano, a figura de um escravo deitado ao chão sendo açoitado, e em segundo plano, seis cavalos em diferentes posições, fugindo assustados.

Altura: 1,62

Largura: 3,20

16ª Imagem:

Designação: Negrinho do Pastoreio no formigueiro

Pintura mural, representando a tortura do Negrinho do Pastoreio no formigueiro. Cena rural. No primeiro plano, à direita, a figura de um escravo  deitado ao lado de um formigueiro, com uma árvore e uma cabana ao fundo. Do lado esquerdo, uma figura masculina montada em um cavalo, com a cabeça virada para trás.

Altura: 1,62

Largura: 3,20

17ª Imagem:

Designação: Aparição de Nossa Senhora

Pintura mural, representando a aparição de Nossa Senhora.  Do lado direito, a imagem de uma mulher, vestida com manto azul e véu, com uma criança ao colo e a mão erguida sobre a cabeça do Negrinho do Pastoreio,  que está sentado. Cercando-os, os cavalos observam a cena. No lado esquerdo, uma figura masculina, vestida com trajes gaúchos, ajoelhada, segura um chapéu na mão direita, com uma paisagem rural ao fundo.

Altura: 1,21

Largura: 3,20

18ª Imagem:

Designação: Elevação do Negrinho

Pintura mural, representando a elevação do Negrinho. Na metade direita, uma árvore, com raízes à vista, tendo ao lado direito três cavalos brancos e à esquerda, uma vela e uma nuvem de fumaça que se eleva. No canto esquerdo superior, um cavalo marrom claro com um menino montado, segurando um relho, eleva-se, tendo atrás cinco cavalos. O céu está em tons de cinza azulado.

Altura: 5,00

Largura: 3,20

Palácio Piratini