Palácio Piratini realiza duas atividades formativas voltadas à preservação e educação patrimonial
Inscrições abrem no dia 07 de agosto
Dentro da programação do Dia Estadual do Patrimônio, o Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, promove, nos dias 14 e 16 de agosto, duas atividades que visam sensibilizar servidores e estudantes para a preservação da edificação histórica e estimular a formação de um público cada vez mais consciente sobre a importância do patrimônio histórico-cultural do Estado. Ambas as atividades são gratuitas.
Na quarta-feira (14/8), no Salão Negrinho do Pastoreio, das 18h às 21h, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução e Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com os patrocínios de Gerdau e Banrisul Pagamentos/VERO e com o copatrocínio de Santander, apresentam a Noite do Patrimônio (programação completa abaixo). O evento vai reunir profissionais das áreas da história, história da arte e conservação e restauro para falar sobre diferentes aspectos relacionados à preservação da edificação e de seus bens integrados a partir de projetos executados recentemente.
Entre os assuntos abordados estão a mais recente recuperação dos 23 murais de Aldo Locatelli, o processo de restauro das pinturas do acervo da pinacoteca do Piratini, feito em parceria com a Ufpel, além de um mini-curso intitulado "Gestão de Riscos para o patrimônio histórico-cultural", ministrado pela arquiteta e mestre em engenharia civil, Anaclaudia Silva, viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com os patrocínios de Gerdau e Banrisul Pagamentos/VERO e com o copatrocínio de Santander. A iniciativa é uma contrapartida do projeto Implantação do Plano de Prevenção Contra Incêndio no Palácio Piratini – Pronac 185355, viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com os patrocínios de Gerdau e Banrisul Pagamentos/VERO e com o copatrocínio de Santander. O público-alvo são servidores, estudantes, profissionais das áreas e o público em geral. Os interessados podem se inscrever pelo formulário disponível na aba “Agende” do site palaciopiratini.rs.gov.br.
Já na sexta-feira (16/8), estudantes de arquitetura, museologia, engenharia, história, design, história da arte, conservação e restauro e áreas afins poderão experimentar uma vivência prática do trabalho diário de salvaguarda da edificação. Acompanhados por servidores das áreas da arquitetura, engenharia e conservação e restauro, os alunos farão uma visita técnica aos canteiros de obras do Complexo do Palácio Piratini e à Oficina de Restauro. A ideia é que os estudantes entendam, de maneira empírica, os procedimentos que estão em andamento e a rotina de manutenção de um prédio tombado.
Serão duas turmas, divididas em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h. A lotação máxima é de 20 alunos por turno. Para se inscrever, os interessados precisam enviar nome completo, telefone e atestado de matrícula para o e-mail palacio-piratini@gg.rs.gov.br e aguardar a confirmação. Também é preciso sinalizar o turno pretendido. No término da atividade, será entregue certificado de participação.
Dia do Patrimônio
No Brasil, em 17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio. No Estado, as comemorações alusivas à data começaram em 2019, com o lançamento oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, cuja programação é coordenada pela Secretaria da Cultura (Sedac). O Piratini participa do evento desde a primeira edição com a abertura dos espaços para visitações públicas.
Em 2024, ano em que o Rio Grande do Sul enfrentou o pior desastre climático de sua história, a gestão do Palácio Piratini propõe celebrar a Semana do Patrimônio, como forma de fomentar ações de valorização da memória e da identidade gaúcha. Na sede do governo, a programação ocorrerá entre os dias 12 e 18 de agosto e inclui uma série de iniciativas de respeito ao patrimônio. Além de cursos, estão previstos a abertura de exposições, o lançamento de um documentário sobre a lenda dos túneis do Palácio e visitação aberta nos dias 17 e 18 de agosto. Os detalhes serão divulgados oficialmente na próxima semana.
Serviço:
Noite do Patrimônio
Quando: Quarta-feira (14/8), das 18h às 21h
Onde: Salão Negrinho do Pastoreio (Palácio Piratini - Praça Mal. Deodoro, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre - RS)
Inscrições: www.palaciopiratini.rs.gov.br/visitas-guiadas
Programação
- Abertura da exposição “Donas da História | 2ª edição”;
- Apresentação "100 anos de Palácio Piratini" - Mateus Gomes;
- Apresentação: "Restauro dos murais de Aldo Locatelli" – Isis Fófono;
- Apresentação "Palácio das artes" - Luciana de Oliveira;
- Apresentação "Pinacoteca do Palácio Piratini" - Andréa Bachettini;
- Minicurso: "Gestão de Riscos para o patrimônio histórico-cultural" - Anaclaudia Silva;
Evento gratuito
Visita técnica
Quando: Sexta-feira (16/8), das 9h às 12h ou das 14h às 17h
Onde: Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre - RS)
Inscrições: A partir do dia07 de agosto pelo email palacio-piratini@gg.rs.gov.br
Evento gratuito