Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini fará sua primeira live

Como forma de divulgar sua série Retratos do Gaúcho, a live debaterá qual é esse retrato hoje

Capa v6 (1)
08105442-capa-v6-1.png

A primeira live oficial dos canais do Palácio Piratini ocorrerá na próxima quarta-feira (13/10) e irá discutir qual o retrato do gaúcho hoje, pergunta que rege a série Retratos do Gaúcho. A conversa contará com a presença de Liliana Cardoso, a patrona dos festejos Farroupilha de 2021, a doutora em história Luciana de Oliveira, e o jornalista Manoel Soares. A apresentação ficará por conta de Deborah Anttuart. 

A principal questão a ser debatida na live é, também, a pergunta que rege a série Retratos do Gaúcho, lançada no dia 23 de setembro, disponível no YouTube e no site do Palácio.

Os convidados

Manoel Soares

Jornalista, ativista social e co-fundador da Central Única de Favelas (CUFA), é baiano, mas mudou-se para Porto Alegre em 1997, e chegou a ser morador de rua na capital gaúcha. Ficou conhecido por trabalhar na RBS TV.

Liliana Cardoso

Declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias e ativista cultural. Também é vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do RS. Liliana define que “está há 36 anos espalhando a cultura gaúcha”.

Luciana de Oliveira

Professora e pós-doutoranda em História pela Unisinos, tem em seu foco de pesquisa Aldo Locatelli e as pinturas do Palácio Piratini e, também, a representação do gaúcho nessas pinturas. 

Retratos do Gaúcho

A série busca explicar a formação imagética do gaúcho por meio das obras de arte encomendadas para o Palácio Piratini, desde Borges de Medeiros e Carlos Barbosa, até as exposições atuais. A doutora em história da arte, Luciana de Oliveira é a fonte oficial do documentário, que conta, também, com participação da Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araújo, e da professora doutora do curso Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFPel, Andrea Lacerda Bachettini.

Mais notícias

-

Centenas de pessoas passam pelo Palácio Piratini no primeiro final de semana de visitações guiadas

Mais de trezentas pessoas passaram pelo Palácio Piratini durante o primeiro final de semana de visitas guiadas especiais deste ano. O número equivale à lotação máxima prevista para os dois dias. Foram três grupos de 3 5 pessoas no sábado...

-

Grande Otelo é destaque do Retratos da História desta semana

Grande Otelo, pseudônimo de Sebastião Bernardes de Souza Prata, foi o assunto desta semana da série Retratos da História. Em uma foto registrada no final da década de 1960, o artista mineiro aparece sendo recepcionado na sede do governo pelo então...

-

Primeira parte de mobiliário histórico retorna ao Palácio Piratini após restauro

Dez itens do mobiliário histórico da Ala Residencial do Palácio Piratini retorn aram do restauro , nesta quinta-feira (21/3), após sete meses. São peças de pequenas dimensões, como cadeiras e mesas de cabeceiras , além de um...

Palácio Piratini