Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jamardo e Irmãos

Empresas importantes do Estado forneceram peças para a mobília do Palácio Piratini, tanto para a ala governamental, como para a residencial.

Arturo e Bernardo Jamardo, qualificados artífices na área da marcenaria, estabeleceram, em 1923, uma sociedade em Porto Alegre para fabricar e comercializar móveis. Essa empresa, extinta no final da década de 1930, recebeu a denominação de Jamardo Irmãos e tinha dois endereços: a fábrica situava-se na Avenida São Pedro e o escritório, na Rua da Praia, próximo à Praça da Alfândega.

Além da sua atividade mais específica, a casa Jamardo passou a promover exposições e se tornou um importante centro de efervescência cultural na Porto Alegre da década de 1920. Nesse período, a empresa contava com a excelência do trabalho do entalhador italiano Giovannini, o que possibilitou a execução de várias peças para o Palácio Piratini a partir de modelos de móveis franceses, das quais destaca-se a Mesa de Solenidades do Salão Negrinho do Pastoreio.

A empresa também forneceu móveis para a Biblioteca Pública do Estado. Alguns deles foram trazidos para o Palácio Piratini, durante a década de 1970.

Palácio Piratini