Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Escritório da Ala Residencial

Escritório da Ala Residencial

  • Escritório do Governador
  • Escritório do Governador
  • Acervo Palácio Piratini
  • Escritório do Governador
  • Acervo Palácio Piratini
  • Acervo Palácio Piratini
  • Acervo Palácio Piratini
  • Acervo Palácio Piratini
  • Acervo Palácio Piratini
  • Escritório do Governador
  • Acervo Palácio Piratini
  • Acervo Palácio Piratini
Por Silvia Aline Rodrigues Arquiteta e Urbanista/UNIRITTER- Pós-graduada em Patrimônio Histórico Cultural em centros urbanos /UFRGS. Professora e Especialista em História da Arquitetura, Mobiliário e Moda. Na inicio do séc. XX, seguir...
00:00:00/00:00:00

EscritorioAlaResidencial.mp3

A descrição mobiliária dos componentes do primeiro Gabinete da Ala Residencial, pela arquiteta especialista em mobiliário, Silvia Aline Rodrigues.

Download

Por Silvia Aline Rodrigues
Arquiteta e Urbanista/UNIRITTER- Pós-graduada em Patrimônio Histórico Cultural em centros urbanos /UFRGS. Professora e Especialista em História da Arquitetura, Mobiliário e Moda.

Na inicio do séc. XX, seguir rigidamente os cânones de estilos pré-estabelecidos não era a tendência. Imitar e misturar estilos históricos, na arquitetura e na decoração, era a ordem da época, e não foi diferente em edifícios públicos, como no Palácio Piratini.

Quando entramos no gabinete do governador, na Ala Residencial, percebemos que sobre um piso geometricamente marchetado e tapetes orientais, há uma belíssima mobília, em madeira, com mesclas de estilos lusos brasileiros, em tons escuros, com talhas profusas e volumosas, criando um ambiente de grande charme e requinte.

No mobiliário temos características predominantes do rococó português no estilo Dom João V, este introduzido no Brasil no início do século XVIII, acrescentando alguns motivos decorativos do renascentista estilo Manuelino, contemporâneo ao reinado de D. Manuel I (1469 - 1521). Ambos compreendem tipologias de ornamentação e elementos formais distintos, porém se unem em um conjunto homogêneo que embelezam e enchem nossos olhos, com elegância e sobriedade. 

Nos armários a composição é de ornatos fitomorfos, com folhas de acanto entalhadas, que podem aparecer metamorfoseadas com plumas. As folhas de acanto que aparecem nos frisos são elaboradas, com máscaras dispostas simetricamente. Importante é a presença de colunas torcidas entre os arcos, dando o toque Manuelino que lembram os cordames, elementos náuticos que se referem à era das grandes navegações portuguesas.

Em frente ao armário temos um belo Bureau Joanino com profundos entalhes e pesadas pernas em formato cabriolet. Emoldurando o tampo, podemos observar um friso com os tremidos Manuelinos, que remetem as ondas do mar. Os ornatos possuem grande relevo e formas repetitivas, dando força e movimento à peça. 

00:00:00/00:00:00

Escritório do Governador

Vídeo com detalhes do Escritório do Governador da Ala Residencial do Piratini. Crédito: Palácio Piratini

Distribuídas no ambiente estão as cadeiras com braços, na travessa superior são coroadas com palmetas e seus braços possuem detalhes zoomórficos (cabeças de animais fantásticos) que descem em pernas anteriores em formato cabriolet, com os pés em forma de garra de animal, características típicas do estilo Dom João V. As colunas salomônicas (torcidas) também aparecem no espaldar, este que por sua vez, assim como o assento, são estofados em veludo vermelho lavrado, mas o tecido não é o original. 

Completando esse riquíssimo conjunto Joanino, temos as poltronas e sofás, peças robustas, estofadas com o mesmo tecido das cadeiras e possuem semelhanças nos entalhes e na estrutura, assim como, a mesa de centro retangular, que segue com rigor as características do estilo em questão. 

Desde a mobília até seus ilustres frequentadores, o Gabinete do Governador é um ambiente atrativo onde a história e a beleza se encontram para conversar ou simplesmente tomar um café ou... Um bom chimarrão!

Palácio Piratini